top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Barbosa

Desconforto


Mergulho em caverna, utilizando a configuração side mounting para explorar lugares “apertados".


Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga, sem queixar-se. Modere suas necessidades!

Se você perguntar para minha esposa, filhas, enteados e talvez os netos mais velhos, todos saberão recitar esse princípio! É o primeiro princípio do meu livro A Alta Performance dos Comandos Anfíbios e também a primeira verdade que aprendi: o desconforto é a chave mestra para o desenvolvimento.

Andre Gide, escritor parisiense (1869-1951), escreveu que “Um Homem não pode descobrir novos oceanos, a menos que tenha coragem de perder a visão da costa.”

Perder a visão da costa não é nada confortável, mas é a única forma de navegar para outros mares, certo?


Interessante também refletirmos que o sentimento de desconforto não significa, necessariamente, que algo está errado com você.

Na verdade, é uma alerta que a sua zona de conforto está sendo “ameaçada" e que você está prestes a romper suas fronteiras, que você está pronto para cruzar outros oceanos.

Lembro claramente dessa sensação algum tempo antes de sair da Marinha e ir para a iniciativa privada. Foi a mesma sensação que tive quando decidi sair do mercado de tecnologia e ir para a área de consultoria de desenvolvimento humano.

Parece que algo não está no lugar certo! Uma sensação do tipo, "não me encaixo mais aqui”!


O mergulho em caverna representa muito bem esse princípio. No início da certificação para "full cave”, lembro do desconforto como o meu principal "dupla". Exercícios para simular panes de equipamentos, problemas com o seu dupla, entre outros, e como se safar delas, me levou ao limite do estresse e do desconforto, mas só assim foi possível, depois de formado, explorar lugares incríveis e experimentar a sensação maravilhosa do desenvolvimento de novas habilidades.


Aprenda a suporta o desconforto! Ele não é o seu inimigo. Ele é um sinal de que você está crescendo, evoluindo, aprendendo, sendo cada vez melhor.

Suporte-o, sem reclamar e modere suas necessidades, pois com seu esforço e disciplina, em breve elas serão regiamente atendidas.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page