Qual o seu diferencial competitivo?
Ouvi centenas de vezes perguntas parecidas com essa, principalmente trabalhando no mercado de tecnologia. Curiosamente, hoje, completamente mergulhado no desenvolvimento humano, retorno à mesma pergunta - qual o seu diferencial competitivo?
Em uma conversa, durante essa semana, com um ex-membro da minha equipe e grande amigo, refletíamos sobre o que pode vir pela frente e o que cada um poderia ter feito diferente. No meu caso, foi fácil listar muitas coisas que poderia ter feito diferente, mas a minha favorita é que eu deveria ter definido mais cedo o meu diferencial competitivo.
“Se você se misturar ao cenário,,, você se tornará invisível. Você se torna o pano de fundo.” - Ozan Varol
No blog dessa semana, Ozan Varol avisa:
"...E as pessoas percebem as coisas por causa do contraste. Algo se destaca porque é diferente do que o rodeia. Se você se misturar ao cenário,,, você se tornará invisível. Você se torna o pano de fundo.”
Muitas vezes usei o <copiar> e <colar>… muitas vezes fui pano de fundo puramente por medo, por insegurança...
Logo que resolvi concretizar a aspiração de escrever um livro, recorri a um mentor, Akash Karia, que me ajudou muito na concepção e planejamento.
Lembro que logo nas primeiras conversas, compartilhei a minha preocupação de escolher um tema inédito. Ele me orientou a fazer absolutamente o contrário: faça um busca dos temas mais lidos e selecione o que mais ressoa com você. O que vale de verdade é sua visão sobre o tema. Quanto mais livros houver a respeito desse tema, melhor, pois significa que as pessoas se interessam por ele.
Em outras palavras, sua jornada, sua perspectiva é o seu diferencial…As pessoas se conectam com histórias, com indivíduos.
Não tenha receio de ser você mesmo. O sucesso, seja lá como você o defina, virá daí.
Essa semana, conversava com minha esposa sobre o sucesso que ela tem alcançado ao longo da carreira. Recentemente, foi designada para uma função global e tem experimentado grandes realizações. Tudo isso pela sua incrível originalidade e capacidades, aspergindo o pó mágico das suas perspectivas e experiências. Sem medo de ser ela mesma!
De forma alguma, estou subestimando as pressões - de diversas fontes - para agirmos em conformidade ou até mesmo para caminharmos na “boiada" da resposta normalizada à pergunta sobre o diferencial competitivo. É difícil manter-se você mesmo ao longo do caminho.
Entretanto, o ponto aqui não a dificuldade, não é o tamanho do desafio.
O que de fato importa é o quanto você se manterá fiel à sua essência e a utilizará para construir o seu verdadeiro diferencial competitivo.
Excelente conteúdo mostrando que a diferença é a chave para o sucesso, tanto na vida profissional como na nossa vida pessoal. Parabéns!