top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Barbosa

Resiliência, Escolhas, Fluidez...


Todos os direitos reservados: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/BatteringRam

Na vida pessoal ou nas empresas, cada vez mais somos impelidos ao desenvolvimento da persistência, da resiliência.

- Se fui até aqui e não alcancei o resultado, preciso continuar tentando, preciso ir em frente, preciso colocar mais foco, mais energia!

E esse pensamento, muitas vezes, nos leva a derrotas incomensuráveis ou a vitórias com um custo tão alto que sentimos apenas o gosto amargo do sangue.

Theodore Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909, no seu discurso Citizenship in a Republic feito na Sorbonne, Paris, afirmou que "Importante, em verdade, é o homem que está na arena, com a face coberta de poeira, suor e sangue; que luta com bravura, erra e, seguidamente, tenta atingir o alvo..."

Já vi muita gente confundir isso com uma resiliência, quase burra de não desistir nunca, de tentar e tentar, incessantemente.

Creio que o ponto aqui vai além do esforço contínuo. É preciso ter clareza absoluta do objetivo, do que realmente se quer alcançar.

No meu livro, A Alta Performance dos Comandos Anfíbios, debato vários princípios da tropa de operações especiais da Marinha e, um deles, Quando a Cabeça não Pensa, o Corpo Padece, nos leva ao esclarecimento preciso do propósito como farol do cumprimento do que realmente importa para você e para sua organização.

Se buscada for apenas a resiliência, a tendência será continuar fazendo as mesmas coisas, da mesma forma, na ilusão de um resultado diferente.

Quando entendemos o propósito, buscamos caminhos diferentes, usamos inteligência e criatividade para encontrar novas formas de fazer. Nosso grande desafio não é o desenvolvimento da resiliência. Nosso grande desafio é manter o foco no que realmente importa. É fazer fazer escolhas!

Existe uma guerra acirrada pela nossa atenção! Empresas gastam fortunas em busca desse bem tão valioso, pois se o conquistam, todo o resto vem à reboque: nosso tempo, nosso dinheiro, nossa energia...Escolher, conscientemente, onde aplicar a sua atenção é a única arma para vencer essa guerra.

Como você está buscando atingir sua meta crucialmente importante? Como você está executando sua estratégia, de vida ou da sua empresa? Usando o aríete da resiliência ou fluindo como a água, escolhendo constantemente o melhor caminho para executar o que realmente importa?

"A persistência não é apenas uma questão de esforço, mas também de estratégia. Não apenas tente mais, tente de maneira diferente." - James Clear

3 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page