top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Barbosa

Como Reimaginar Seu Futuro


Quando falamos sobre equipes de alta performance, fica sempre evidente a alta capacitação de cada um dos seus membros e as suas habilidades especiais.

Como em uma equipe de Operações Especiais, cada elemento possui habilidades únicas que são empregadas no cumprimento da missão.

Entretanto, além dessas habilidades, renomeadas como "first principles" pelo Ozan Varol (esse mesmo, autor que mencionei no último blog), é necessário o talento de saber aplica-las, adapta-las ao novo contexto, `a nova necessidade do mercado, ao novo trabalho a ser realizado pelo seu cliente.

Tomei a liberdade de traduzir "first principles" como princípios elementares.

Segue um trecho do Ozan Varol. Espero que gostem:


"Em 1975, um jovem engenheiro da Kodak chamado Steven Sasson desenvolveu a primeira câmera digital.

A reação da administração da Kodak?

Que bonitinho. Não conte a ninguém sobre isso.

Todo o modelo de negócios da Kodak foi baseado no filme fotográfico. A invenção de Sasson acabaria com o filme, o que, por sua vez, acabaria com os negócios existentes da Kodak.

Em vez de comercializar a câmera digital, a Kodak decidiu suprimi-la. A empresa “desenvolveu anticorpos contra qualquer coisa que pudesse competir com o filme”, explicou Bill Lloyd, que mais tarde se tornou CTO da Kodak.

A Kodak acabou sendo prejudicada pela mesma tecnologia que havia desenvolvido internamente - e depois arquivada. Embora a empresa mais tarde tenha entrado no mercado digital, foi muito pequena, muito tarde - o equivalente a reorganizar as espreguiçadeiras em um Titanic afundando.

Em 2012, depois de produzir câmeras por mais de 110 anos, a empresa abandonou seu negócio de câmeras e declarou falência. Nas mentes dos líderes corporativos em todos os lugares, o “momento Kodak” passou de um momento a ser saboreado para um momento a ser temido.


Do outro lado do Pacífico, uma história muito diferente se desenrolou.

Com o surgimento das câmeras digitais, o principal rival dos filmes fotográficos da Kodak, Fuji, enfrentou um problema semelhante. Seu principal mercado de filmes estava encolhendo drasticamente. Em 2003, dois terços dos negócios principais da Fujifilm foram eliminados.

Mas, ao contrário da Kodak, a administração da Fujifilm estava disposta a abrir mão de sua bagagem histórica e superar a teimosa mentalidade de "isso é quem somos e o que fazemos".

Para reimaginar o futuro, os líderes da Fujifilm perguntaram: “Quais são os nossos princípios elementares- as capacidades centrais da nossa empresa que podem ser reaproveitadas de novas maneiras? Que outras indústrias poderiam se beneficiar com o que oferecemos? ”

A resposta? Cosméticos.

Sim, você leu certo.

Em 2007, a Fujifilm lançou Astalift, que vende produtos de alta qualidade para a pele, para - apropriadamente - “beleza fotogênica”.

Pode parecer que não há nada em comum entre fotografia e cuidados com a pele. Mas as aparências enganam.

Acontece que os mesmos antioxidantes que protegem o filme fotográfico dos nocivos raios ultravioleta podem fazer o mesmo com a pele humana. Acontece também que o colágeno - que compõe cerca de metade dos materiais do filme - também é a proteína mais abundante na pele e um ingrediente comum em produtos de beleza.

Por isso, a empresa aplicou sua experiência histórica com colágeno e antioxidantes para fabricar uma fórmula para o cuidado da pele (o nome Astalift é baseado no antioxidante Astaxantina). Os departamentos da Fuji que trabalharam com filme fotográfico por décadas foram reaproveitados para desenvolver produtos cosméticos.

Em 2012, quando seu concorrente de filmes fotográficos, Kodak declarou falência, as receitas anuais diversificadas da Fujifilm ultrapassaram US $ 20 bilhões.


Este é o poder do pensamento princípios elementares – de destilar um sistema em seus ingredientes principais e reconstruí-lo de uma maneira diferente.

Essa mentalidade se aplica muito além do mundo dos negócios. Quais são os seus princípios elementarescomo pessoa? Depois de descobrir seus próprios blocos de construção básicos - os blocos de Lego de seus talentos, interesses e preferências - você pode recombiná-los de novas maneiras para buscar novos futuros em potencial...

...A receita muda, mas o ingrediente principal permanece constante.

Quando você descobrir seus princípios elementares, perceberá que sua própria formação pode ser adequada para uma gama muito mais ampla de atividades.

Você começará a se ver em toda a sua incrível riqueza e complexidade."


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page